Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. João 13:14

 

Gostaria que você não verificasse o contexto, mas sim o fato: Jesus lavou os pés de seus discípulos.

Vamos falar um pouquinho sobre humildade?

Muitas vezes, distorcemos o significado; pensamos que ser humilde é uma pessoa que se veste mal, que tem pouca ou nenhuma instrução, que mora em uma casa sem conforto, entre outros.

Mas nos enganamos pensando dessa forma, ser humilde é nos despir de todo “eu”. É dar valor ao ser humano e não as coisas materiais, mas isso não quer dizer que é se vestir mal, por exemplo, mas vestir bem, sabendo que o nosso vizinho não é melhor ou pior que eu por se vestir de outra forma, não é ter uma casa sem conforto, mas da mesma forma, saber que o vizinho que mora no “barraco” não é melhor nem pior que eu. Ser humilde é saber que dinheiro e poder não torna uma pessoa melhor que a outra, mas o que diferencia pessoas é o caráter.

Ser humilde é respeitar o próximo e suas opiniões mesmo que as opiniões sejam divergentes. É OUVIR as palavras de nossos pais, que para alguns são caretas, mas o respeito e a honra a eles prolongam nossos dias (Ex 20:12). É respeitar os mais velhos, que mesmo com uma voz trêmula e pausada carregam em suas rugas o peso do tempo e da experiência.

Ser humilde é seguir o exemplo de Jesus é ter o CARÁTER DE JESUS, que se desfez de toda a Sua Glória para lavar os pés daqueles que O chamavam de Senhor e Mestre, inclusive daquele que O traiu.

Fiquem na Paz de Cristo!

Waltinho Oliveira